19 de ago. de 2010

apenas é

"Os sentimentos vastos não têm nome. Perdas, deslumbramentos, catástrofes do espírito, pesadelos da carne. Os sentimentos vastos não têm boca, fundo de sortunez, mudo desvario, escuros enigmas habitados de vida mas sem sons (...)"
Hilda Hilst

 

      É claro, é leve, é limpo. Posso senti-lo por pouco tempo antes de perdê-lo no vazio. Não o descrevo por vontade, mas sim por necessidade. Não há substantivos possíveis. É como um objeto feito só pela união de adjetivos. Não me lembro a primeira vez que o vi, mas sinto que a cada dia o conheço um pouco mais. Às vezes aparece de súbito, outras vem sutil como o cheiro do alecrim que pousa na panela. Apesar de não ter cheiro, nem cor, nem forma, nem nada. Apenas é. E é inteiro, como algo que de tão óbvio não se pode entender. Pode aparecer em páginas amareladas de um velho livro, ou nos melhores planos dos melhores filmes, mas, geralmente, é do nada que prefere surgir.
      Mas é na ausência que mais posso ver sua presença. Fico atormentada por não conseguir perceber sua cor invisível, sentir seu cheiro de gelo, ouvir o barulho do seu silêncio. É como sentir a angústia dos apaixonados mesmo sem arder de paixão por ninguém.
      E calada eu espero. Ocupo-me de banalidades, troco palavras amenas com pessoas que nunca o viram, jamais o verão ou saberão da sua existência. E então, em algum momento sem importância dos meus dias vazios, o sinto novamente. O sinto e o percebo como uma brisa fria numa manhã quente, como um abraço forte de alguém que não se pode ver. Nesse momento, acho que posso vê-lo, apesar dos olhos fechados. E no momento ido da sua chegada, já posso reconhecer sua partida...
E lá se foi de volta pro reino das coisas indizíveis.

2 comentários:

clara sym disse...

que lindo, mari!
sua sensibilidade é linda,
vc é linda!
amei o texto, de verdade. me identifiquei muito, como com a maioria dos textos q vc escreve por aqui.
não sei se é da mesma coisa indizível que estamos falando, mas eu sinto tb, de maneira mt forte!! e, concordo com vc: "(...)não tem cheiro, nem cor, nem forma, nem nada. apenas é. e é inteiro(...)"
que bom que a gente pode sentir!

canela fina disse...

mas que delícia! li o texto e tb n sei o que senti. só sei que é bom!